Como Firewalls de última geração contribuiem para a segurança das empresas.
Os Firewalls de última geração (Next-generation Firewalls – NGFWs) desempenham um papel crucial na proteção das empresas contra ameaças cibernéticas emergentes. Esses guardiões avançados de segurança de rede vasculham o tráfego de entrada e saída na borda da rede e no data center em busca de sinais de intrusões e atividades maliciosas.
Como os NGFWs bloqueiam dados potencialmente perigosos antes que cheguem ao seu destino, muitas empresas estão considerando a tecnologia como um componente integral em seus programas de segurança e proteção cibernética.
Associado ao uso de Firewalls de última geração, as organizações estão ajustando suas estratégias de nuvem. Estejam elas adotando uma estratégia all-in, cloud-first ou usando seletivamente serviços de nuvem como parte de uma oferta híbrida, a realidade é que os dados confidenciais agora residem em data centers locais e naqueles executados por parceiros de nuvem.
Por isso, as equipes de segurança cibernética e de rede devem ser capazes de defender essas informações de um ataque onde quer que elas residam, ou os invasores procurarão os pontos fracos na arquitetura de proteção de uma organização.
Gestores e líderes de TI devem integrar suas estratégias de Firewalls de última geração a sua arquitetura de tecnologia, seja ela local ou na nuvem, para proteger melhor os ativos organizacionais.
A melhor maneira de fazer isso é consolidar em uma única plataforma NGFW e usá-la em sistemas de rede local e na nuvem.
Firewalls de última geração melhoram a postura de segurança das empresas
O gerenciamento centralizado de NGFW é um dos principais motivos para considerar a consolidação de sua estratégia de proteção.
A implantação do mesmo mecanismo de firewall na rede fornece aos times de TI um conjunto consistente de ferramentas em toda a organização. Isso permite que eles trabalhem a partir de procedimentos operacionais padrão, bem como usem modelos de implantação padronizados para novas instalações.
Também facilita o processo de fazer alterações, atualizar regras e aplicar patches de software, além de atualizações de hardware e firmware.
A grande maioria das violações de segurança de rede ocorre devido a configurações incorretas do firewall. Quando uma organização usa um conjunto de ferramentas de firewall padronizado com gerenciamento central em toda a empresa, menos coisas podem passar despercebidas.
Em seguida, as agências devem consolidar o registro de eventos, análises e relatórios. O uso de diferentes soluções produz pools desconectados de informações de segurança, dificultando a identificação de tendências e atividades suspeitas pelos analistas de segurança e a resposta rápida a alertas críticos.
A implantação de um firewall de última geração, a exemplo das soluções Huawei de Gateway de firewall e segurança de aplicativos, combina uma arquitetura de hardware avançada com uma ampla gama de tecnologias de ponta, de conservação de energia a mecanismos de confiabilidade e recursos de segurança.
Além disso, os times consolidam logs de eventos e análise de dados de ameaças, permitindo que os profissionais de segurança forneçam uma abordagem unificada para resposta a incidentes e gerenciamento de eventos.
Uma solução de um único fornecedor implantada em uma arquitetura de nuvem híbrida reduz a complexidade e melhora a produtividade, o que pode levar a uma solução de Firewall de última geração mais eficaz.
Uma única plataforma de segurança simplifica o gerenciamento
As organizações também devem considerar as vantagens de ter uma única plataforma de segurança. A maioria não pode se dar ao luxo de treinar suas equipes para oferecer suporte eficaz a várias plataformas de fornecedores.
O SecoManager, por exemplo, um controlador de segurança desenvolvido pela Huawei para diversos cenários de proteção, incluindo data centers e redes de campus, oferece gerenciamento de políticas de defesa em toda a rede, orquestração de serviços de segurança e gerenciamento de logs de alto desempenho.
A consolidação em uma única plataforma Firewall de última geração em toda a empresa reduz a necessidade de treinamento de fornecedores e a quantidade de pessoal necessária para administrar e gerenciar os firewalls em toda a organização.
Além disso, se uma organização tiver dois ou três firewalls de fornecedores, com métodos diferentes de configuração de regras e atualização de firmware, a chance de ocorrerem erros é maior do que se houver apenas uma solução, administrada centralmente e gerenciada por uma equipe de segurança especializada.
Agrupar as necessidades de NGFW no local e na nuvem em uma solução unificada de fornecedor e negociação de contrato pode reduzir o custo total de propriedade.
A consolidação permite que os líderes de TI de uma empresa reduzam os custos operacionais iniciais e contínuos e obtenham economia de escala nos contratos de assinatura e suporte.
Essas economias diretas por si só podem justificar o custo da iniciativa. Em vez de ter que lidar com várias marcas de firewalls em seu ambiente de nuvem híbrida, as agências podem economizar custos e tempo e considerar a implementação de outras ferramentas de rede ou segurança para proteger a organização, como firewalls de aplicativos da Web e agentes de segurança de acesso à nuvem.
As organizações que precisam de assistência com uma solução NGFW podem recorrer aos arquitetos de soluções treinadas dos fornecedores, que podem ajudar os líderes de TI a desenvolverem uma estratégia consolidada de adoção para Firewalls de última geração que atendam aos requisitos de negócios e segurança de suas agências. Elas também podem desempenhar um papel na instalação, configuração e gerenciamento contínuo da nova plataforma.
Quer saber mais? Fale Conosco
Comments are closed.
Comentários