Os processos de uma empresa devem acontecer com agilidade para que as metas sejam alcançadas. Para garantir esses resultados, é essencial investir em uma eficiente gestão de recursos de TI. Porém, muitos gestores ainda têm dúvidas sobre a escolha entre a compra efetiva de equipamentos ou outsoucing para otimizar esse gerenciamento.
Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial para que você saiba o que levar em consideração na hora de fazer sua decisão. Boa leitura!
Realizar a manutenção dos ativos físicos por conta própria é possível, mas complicado. A paralisação repentina de notebooks e computadores de mesa, por exemplo, pode interromper todo o trabalho de uma empresa e motivar o cancelamento de entrega de determinados serviços.
Além disso, é comum que as companhias apostem na manutenção preditiva para conservar seus aparelhos. Porém, em caso de necessidade de reparação extra, a empresa pode ser surpreendida a ponto de ter que reorganizar todo o orçamento.
Assim, é importante notar que o outsourcing em TI auxilia a empresa a reduzir significativamente os custos com a manutenção dos equipamentos. Isso porque esses gastos já estarão embutidos no contrato com a organização parceira.
Além disso, os profissionais contratados por meio do outsourcing serão inteiramente responsáveis pelos equipamentos contratados. Como esses ativos pertencem, de fato, à companhia que realiza a locação, será de interesse desses colaboradores que eles estejam sempre em ótimo estado, tanto de conservação como de operação.
Há, ainda, a questão da vida útil dos ativos físicos. Realizar a substituição de um amplo número de máquinas ao mesmo tempo, por exemplo, impacta negativamente no orçamento de uma empresa. Esse fator financeiro reforça os benefícios de um serviço de locação de hardware.
Considerando apenas o trabalho da equipe interna e de equipamentos próprios, quanto tempo a sua empresa gasta para despachar os seus produtos para os fornecedores e clientes? Provavelmente esse tempo gasto seria otimizado se você pudesse remover vários empecilhos operacionais, não é mesmo?
Uma infraestrutura interna de TI é importante, mas se acomodar aos equipamentos que a companhia utiliza há vários anos significa queda na produtividade geral. Isso porque a tecnologia evolui rapidamente e peças que enchiam os olhos há cinco ou seis anos já não oferecem a mesma agilidade nos processos.
Ao atender os seus clientes de forma mais ágil, eles notarão a diferença, o que vai fortalecer o relacionamento com o seu negócio. Além disso, o tempo economizado servirá para que você possa desenvolver novas estratégias e conseguir ainda mais consumidores para as soluções — motivados pela agilidade na entrega.
Para garantir a eficiência dos serviços de TI, é fundamental que os equipamentos estejam sempre à disposição, em pleno funcionamento. Ao terceirizar a infraestrutura tecnológica, a empresa transfere a responsabilidade de reparos.
Além disso, é possível negociar com a companhia contratada e estipular em contrato um tempo máximo para a correção de falhas gerais nos processos. Em caso de erros nos sistemas, a equipe interna não perderá o foco, pois os profissionais disponibilizados pelo serviço de outsourcing estarão disponíveis para resolver as deficiências.
Muitos acreditam que deixar os serviços operacionais de TI nas mãos de especialistas terceirizados dificultaria as rotinas empresariais. Porém, é importante lembrar que as parcerias são respaldadas por contratos detalhados e transparentes. Dessa forma, a organização pode acompanhar os serviços de perto e validar as etapas sem problemas.
Caso você tenha se interessado pela gestão de recursos de TI, é importante procurar por uma empresa de credibilidade no mercado. Priorize aquelas que tenham um histórico de fornecimento ágil de soluções digitais e que disponham de equipamentos de ponta para otimizar a sua produtividade.
A e-Click Tecnologia atua no mercado de locação de equipamentos, contando com todo apoio e infraestrutura de um dos maiores distribuidores de TI do Brasil, com 35 anos de mercado.
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